CNI alerta para defasagem tecnológica da indústria nacional

A Confederação Nacional da Indústria – CNI – divulgou os resultados de um estudo inédito realizado no Brasil. O levantamento concluiu que, dos 24 setores industriais brasileiros, 14 encontram-se com considerável defasagem tecnológica se comparado aos seus concorrentes internacionais, o que pode, inclusive, coloca-los fora do cenário daquilo que vem sendo chamado por especialistas de “quarta revolução industrial”, baseada na digitalização e robotização das fábricas e dos processos produtivos.

Os números podem parecer abstratos, mas dizem respeito a 40% da indústria nacional e nada menos que 38,9% do PIB Industrial brasileiro, conforme indica o IBGE.

Sobre estes setores, disse João Emílio Gonçalves, gerente executivo de Política Industrial da CNI ao site da revista Exame, “precisam de investimentos urgentes, pois não terão competitividade principalmente em relação aos países que competem diretamente com o Brasil. São setores com baixo grau de inovação, pouca inserção no comércio exterior e produtividade inferior à média internacional. (…) A falta de competitividade pode levar os produtos dessas empresas a serem substituídos por importados”.

Via Cenário MT

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *