Parceria facilita acesso do produtor a crédito rural
Ministério irá destinar R$ 14,6 bilhões para a agricultura familiar para alcançar um crescimento de 7,7%

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) tornou-se a primeira empresa pública a firmar parceria com o Banco do Brasil com o objetivo de viabilizar crédito rural aos pequenos produtores goianos. Além da disponibilização do recurso financeiro, os agricultores familiares contarão com a assistência técnica. A parceria foi firmada durante o lançamento do Plano Safra 2016/2017, do Banco do Brasil.A Emater vai atuar diretamente com a liberação de crédito rural por meio do ingresso no Programa Correspondente Bancário do Branco do Brasil (Coban). O programa consiste no manuseio de uma ferramenta online onde as entidades parceiras estarão aptas a receber todos os documentos necessários para a avaliação na liberação do crédito rural ao agricultor familiar.Para a liberação do crédito, antes da parceria, eram necessárias 16 etapas até a disponibilização do recurso ao pequeno produtor. Agora, por meio do Programa Coban, serão realizados apenas seis passos para a concessão do crédito rural. O processo que antes demandava tempo e esforço por parte do pequeno produtor, agora será mais rápido e democrático. Os agricultores familiares que tiverem interesse em obter recursos por meio do crédito rural poderão procurar diretamente a Emater.

Segundo o presidente da Agência de Inovação Rural, Pedro Arraes, serão escolhidos representantes de três municípios de cada região do Estado para receberem a capacitação para manusear a ferramenta online, onde são lançadas as documentações necessárias para a liberação do crédito rural.

Ainda de acordo com o presidente, a disponibilização do recurso ao agricultor familiar contará com o bônus da assistência técnica. “Além de analisarmos os documentos necessários para a liberação do crédito, faremos também uma análise da aplicabilidade do recurso. Ou seja, orientaremos, por meio da assistência técnica, a viabilidade de dispor daquele crédito ao pequeno produtor”, explicou Pedro Arraes.

Plano Safra

O contrato que regulamenta a parceria entre as entidades foi assinado durante o lançamento do Plano Safra 2016/2017, do Banco do Brasil, pelo presidente da Emater, Pedro Arraes, e o superintendente Regional do Banco do Brasil, Raimundo Perez Ferraz.

Para a agricultura familiar, serão viabilizados R$ 14,6 bilhões. Segundo o gerente de Mercados do Banco do Brasil em Goiânia, Giovanni Chaves, o objetivo é fomentar a agricultura familiar em 7,7%, em relação ao ano passado. Ainda de acordo com o gerente, o ponto crucial é levar as linhas de crédito oferecidas ao pequeno produtor e tornar a obtenção do recurso mais democrática.

Via O Hoje (com informações da Emater)

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *