Programas de apoio à indústria serão lançados em Goiás
Proposta é aumentar a produtividade das empresas do Estado e ampliar a entrada de produtos goianos no mercado internacional

Nesta sexta-feira (16), será lançado, em Goiânia (GO), o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e o programa Brasil Mais Produtivo. Ambos os programas voltados à melhoria dos processos produtivos das empresas e à entrada de mercadorias da região no comércio internacional.

As empresas participantes contarão com ferramentas de treinamento, capacitação, consultoria para adequação de produtos e identificação de mercados. Os programas serão apresentados pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira.

O Goiás é o décimo oitavo Estado a receber a nova metodologia do PNCE. A região apresenta potencial de exportação em vários setores produtivos industriais, tais como vestuário e acessórios, alimentos, produtos minerais não metálicos, produtos de metal e móveis. Só nesses cinco setores há mais de 8.200 empresas em todo o Estado.

O Plano conta com apoio de parceiros estaduais e nacionais, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae, o BNDES, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Apex Brasil, além do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Brasil Mais Produtivo

Pelo programa Brasil Mais Produtivo, serão atendidos 220 empreendimentos no Estado de Goiás. A partir do critério de priorização de impacto local, foram feitos estudos técnicos que definiram três setores.

O programa é uma ação focada na melhoria do processo produtivo e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade das empresas participantes, que recebem capacitação técnica e podem obter ganhos expressivos de produtividade, inclusive redução no custo de produção.

O foco do programa Brasil Mais Produtivo é a redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. O Brasil Mais Produtivo vai atender, em todo o País, três mil pequenas e médias indústrias dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, metalomecânico e moveleiro.

Lançamento do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e do programa Brasil Mais Produtivo em Goiás

Data e horário: 16 de setembro (sexta-feira), das 10h às 12h

Local: Fieg – Av. Araguaia, nº 1.544 – Edifício Albano Franco | Casa da Indústria – Vila Nova – Goiânia – GO

Fonte: Portal Brasil, com informações do MDIC | Foto: Portal Brasil/Divulgação

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *