Indústria faz mapa do emprego para os próximos quatro anos

Quem procura trabalho precisa ficar atento às necessidades do mercado

A indústria fez um mapa do emprego para os próximos quatro anos. Serão 13 milhões de brasileiros precisando se qualificar entre 2017 e 2020, segundo estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria, a pedido do Senai.

O primeiro emprego do estudante Lucas Freitas deverá ser na indústria. Pelo menos é o que ele planeja. O jovem tem 19 anos e está quase terminando um curso de eletrotécnica no Senai: “Quando terminei o ensino médio, ao invés de começar a trabalhar, eu preferi me qualificar pra me colocar de uma maneira melhor no mercado de trabalho e ter um emprego melhor”.

Um acidente de trabalho abriu um novo caminho para Luciano Gomes Caldas. Ele está de licença médica e descobriu que o INSS tem uma parceria com o Senai e está fazendo o curso técnico de qualificação de graça. O investimento é para mudar de função e de salário: “Eu estava vendo as portas do mercado se fecharem muito por causa da desqualificação. Aproveitei essa oportunidade para poder crescer”.

Quem está à procura de trabalho precisa ficar atento às necessidades do mercado, descobrir onde há mais chances de emprego e as funções que pagam mais. A indústria que oferece a vaga busca um trabalhador capacitado e na hora de retomar o crescimento o país vai precisar de gente que saiba fazer a máquina funcionar.

“Desses 13 milhões, um em cada quatro vão ser pra vagas novas, que representa 28%. Já 72% são de requalificação”, explica Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai.

Segundo a pesquisa, entre as áreas que vão precisar mais de trabalhadores estão: construção, meio ambiente e produção, indústria metal-mecânica e de alimentos. As ocupações mais procuradas serão: mecânicos de manutenção de veículos e operadores de processamento de alimentos.

Confira alguns locais que oferecem cursos técnicos pelo Brasil:

Senai: www.portaldaindustria.com.br/senai/unidades/

ETFs (Escolas Técnicas Federais) e Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica):
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=71:etfs-cefets-escolas-tecnicas-federais-centros-federais-de-educacao-tecnologica-sp-443848329

Etecs: www.cps.sp.gov.br/cursos/etec/

Via G1/ Jornal Hoje | Link da matéria

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *