Censo Produzir/Fomentar: estimulando a competitividade da indústria goiana

Abordando desde o histórico dos programas até o impacto destes em diferentes microrregiões, estudo apresenta principais resultados do Censo Produzir/Fomentar

Em parceria do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socieconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) com a Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), foi lançado, em 2014, uma pesquisa que apresenta os principais resultados do Censo dos programas de incentivo à indústria PRODUZIR e FOMENTAR. O estudo compila projetos de empresas beneficiadas pelos programas de incentivos financeiros e benefícios fiscais do Governo do Estado de Goiás.

Além da apresentação de um breve histórico dos programas de incentivos fiscais no Estado, são trabalhados os resultados a partir de microrregião, setor de atividade econômica e tipo de programa. Informações como quantidade de mulheres, portadores de necessidades, primeiro emprego, maiores de 50 anos e estagiários foram analisadas.

A partir do mapeamento das relações comerciais das empresas, análise da previsão de investimentos no Estado e apontamentos a respeito da legislação/burocracia e carga tributária, o estudo explicita o papel fundamental desses programas. Além disso, constata que a indústria, principalmente a de transformação, depende do programa para conseguir competitividade diante das indústrias da Região Sudeste.

Confira a análise no link:  http://www.imb.go.gov.br/down/analise_do_censo_fomentar-produzir.pdf

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *