Faturamento da indústria registra alta de 4,5% em novembro

Dados da entidade apontam ainda aumento das horas trabalhadas. Na comparação anual, no entanto, indicadores ainda apresentam quedas significativas

turamento da indústria aumentou 4,5% em novembro de 2016, na comparação com outubro, na série livre de efeitos sazonais, informou nesta sexta-feira (13) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). As horas trabalhadas também cresceram em novembro: 0,7%.

A alta no faturamento da indústria em novembro mais do que compensa a queda registrada em outubro, que foi de 3,3%. Entretanto, no acumulado de 2016 até novembro, o faturamento real da indústria teve redução de 12,8%.

“No entanto, isso não significa que há um movimento de recuperação da atividade industrial. A comparação anual dos indicadores continua a mostrar quedas expressivas”, afirmou a entidade.

A comparação anual, ou seja, do resultado de novembro 2016 contra o de novembro de 2015, o faturamento caiu 9,9% e, as horas trabalhadas, 5,5%.

Mercado de trabalho
“Os dados do mercado de trabalho, por sua vez, reafirmaram tendência de piora”, aponta a CNI. Segundo a entidade, o emprego industrial recuou 0,3% em novembro, na comparação com outubro. É o 22º mês consecutivo de queda na série dessazonalizada. A massa salarial apresentou queda de 2,1% e, o rendimento médio real, de 1,5% na comparação com outubro.

Já a chamada “utilização da capacidade instalada”, ou seja, o nível de uso do parque fabril, que havia registrado seu pior índice da série histórica em outubro, aumentou 0,1 ponto percentual e ficou em 76,6% em novembro.

No acumulado de 2016 até novembro, o emprego industrial apresenta queda de 7,8%. No mesmo período as horas trabalhadas caíram 8,2% e, a massa salarial, 8,6%.

Via G1 Globo | Foto: Reprodução

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *