Gestão financeira: 4 importantes dicas para a indústria

A gestão financeira tem como foco melhorar os resultados financeiros de uma empresa, seja gerando mais lucros, seja diminuindo os custos. Ela permite que os gestores identifiquem diversos pontos críticos na produção para otimizar os processos industriais e criar estratégias para curto e longo prazo, visando sempre melhorias na corporação.

O volume de informações no dia a dia de uma empresa é imenso. Por isso, saber manipular estes dados é essencial para o desempenho de uma planta industrial. No entanto, a maioria das indústrias de pequeno e médio porte não utiliza as ferramentas necessárias para uma gestão financeira apropriada.

No post de hoje, separamos 4 dicas importantes para realizar uma correta gestão financeira em uma indústria. Confira a seguir:

1. Desenvolva o planejamento estratégico

Para conseguir uma boa gestão financeira em uma indústria, é necessário definir com clareza a sua missão e os seus objetivos. Além disso, é durante o planejamento estratégico que os objetivos devem ser formulados para apontar os caminhos de execução dos processos.

Um bom planejamento deve considerar as condições internas, como mão de obra e insumos, e as condições externas, como concorrentes e clientes.

Para iniciar um planejamento estratégico, é necessário analisar o cenário como um todo e, para isso, pode ser utilizada uma matriz SWOT, também conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Esta matriz permite verificar de forma simples a posição estratégia da empresa e ajuda a traçar os objetivos a serem alcançados.

2. Gerencie seu fluxo de caixa

Um dos pilares da gestão financeira de uma indústria é o fluxo de caixa, ou seja, o controle da entrada e da saída de dinheiro da empresa. O foco é sempre manter um fluxo positivo, pois, dessa forma, a fábrica estará preparada para eventuais emergências e terá dinheiro para futuros investimentos, permitindo o crescimento da empresa.

Para um fluxo de caixa eficaz, é necessário que sejam levantadas e conhecidas todas as movimentações financeiras da empresa. Isso permite planejar e detalhar todas as ações a serem tomadas pela corporação.

Mas é muito importante que o fluxo seja sempre monitorado e acompanhado de perto, para que ele esteja sempre atualizado, permitindo que a indústria se prepare para todas as mudanças de mercado.

3. Realize o controle mensal

Esta é uma dica simples e de fundamental importância, mas que nem sempre é seguida por gestores. É essencial que os líderes acompanhem regularmente os números e os dados da empresa.

Realizar mensalmente um controle da fábrica significa acompanhar os rendimentos, gerenciar projetos e verificar a efetividade das mudanças.

4. Utilize softwares de gestão

A gestão financeira, muitas vezes, é realizada por gestores e diretores de indústrias por meio de planilhas de Excel. A grande questão é que planilhas são bastante susceptíveis a erros e o preenchimento geralmente é trabalhoso e lento, além de não ser o melhor caminho para realizar análises e criar relatórios de performance da fábrica.

A melhor forma de ter uma gestão eficaz é utilizando um sistema de gestão. Por meio de um software, é possível registrar todas as movimentações com exatidão e salvá-las no servidor. O sistema elimina o risco de ocorrerem cálculos errados e permite a análise de todos os dados estatísticos da fábrica. O software de gestão aplicado à indústria é a melhor forma pra guiar gestores na correta tomada de decisões e no aperfeiçoamento de processos.

Agora que você percebeu como um software de gestão pode aumentar a confiabilidade das suas informações, veja quais os benefícios de implantar um Sistema de Gestão Integrada.

A gestão financeira ajuda no planejamento da empresa para os anos seguintes, facilita o investimento e o crescimento futuro e permite uma melhor análise para formulação de relatórios. Uma fábrica que possui uma gestão bem formulada possui melhores resultados e maiores lucros, possibilitando maior destaque da empresa no mercado.

Via Sankhya Gestão de Negócios

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *